Skates: Que tal surfar no asfalto? Saiba a diferença entre os shapes!

O skate começou a ser fabricado depois que um grupo de surfistas ficaram na seca de ondas e resolveram surfar no asfalto. Não é à toa que antigamente os skates eram praticamente pranchas de surf com rodas.

Com o passar do tempo foram surgindo modalidades e estilos diferentes o que facilitou o aparecimento de outros modelos e shapes. Apesar de padronizados, existe uma grande variedade de estilos e modelos e as diferentes marcas colocaram um pouco de sua essência.

Cada shape é aerodinamicamente fabricado visando o propósito do praticante.

Shapes compridos dão maior estabilidade e velocidade, shapes curtos agilidade e repostas rápidas. Shapes retos são feitos para velocidades e controle.

Tudo depende do seu propósito e do seu modo de andar.

Teste sempre modelos diferente para encontrar o seu preferido.

Saiba como medir a velocidade da sua caminhada ou corrida nos treinos da Suporte Saúde!

Vamos conferir aqui, alguns modelos e suas respectivas modalidades:

Skate Street ou Skate board

  • O Skate board é o skate mais comum que encontramos, é recomendado para manobras sobre obstáculos naturais ou artificiais. Seu tamanho médio é de 29″ a 33″ (73,7cm a 83,8cm) de comprimento e 7.25″ a 8.5″ (18,1cm a 20,9) de lagura, suas rodas são pequenas (geralmente 50mm). Seu propósito é apenas fazer manobras em bordas e corrimões ou voar alto na rampas, não é indicado para transporte e velocidade.

skateboard

Skate Cruiser

  • Os Skates Cruiser foram criados com o objetivo de proporcionar uma sensação mais próxima de estar surfando, por isso não é recomendado para fazer manobras que são comuns ao skate normal e geralmente requerem mais habilidade e equilíbrio. Suas rodas são maiores e mais suaves (cerca de 55-65mm) o que proporciona um deslizamento melhor e uma velocidade razoável. Ele é perfeito para quem quer utilizar como meio de transporte para o agitado transito das cidades grandes.

skate cruiser

 

Longboards

  • Os Longboards são os maiores skates que temos, muito parecidos com os Cruiser, proporcionam uma sensação próxima ao de estar surfando. As rodas são maiores (a partir de 70mm) o que torna a velocidade ainda mais alta. Longboards também são ótimos meios de transporte por ter um deslizamento mais prolongado que um skate normal.

longboard

Comments

comments