Receita termogênica: Tempero caseiro saudável e versátil – Pasta de alho, cebola e cheiro verde

Tempero termogênico e com gostinho de lar, sim senhor(a)!
Para inserir alimentos termogênicos em sua alimentação é muito mais simples do que você imaginava e, provavelmente, você já consome algum destes alimentos e nem havia reparado.
Que bom, não é?!
O alho e a cebola utilizados em 99,9% das residências, desde a época das nossas avós, têm propriedades termogênicas e muitas outras como a de prevenir a hipertensão arterial e o acúmulo de placas de gordura nas artérias, fortalecer o sistema imunológico através de ação, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana, e ainda substâncias antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer. Ufa, que beleza!
Por isso se você ainda não tem o hábito de utilizar esses temperos naturais e repletos de benefícios em seus pratos, experimente!
Se você já não fica sem o alho e a cebola na sua cozinha confira esta receita de pasta de alho, cebola e cheiro verde com sal marinho, uma versão ainda mais saudável:
Ingredientes
  • 1 kg de cebola;
  • 1 kg de alho;
  • 750g de sal marinho;
  • cebolinha e salsinha (cheiro verde), folhas de louro e orégano à gosto.
Modo de preparo:
  1. Separe todos os dentes de alho da cabeça e disponha-os numa bacia com água. Deixe de molho de um dia para outro ou por cerca de algumas horas para a casquinha soltar com mais facilidade.
  2. Com uma faca de legumes afiada, retire a fina casquinha dos dentes de alho que já terá se soltado por completo. Descasque as cebolas e corte-as em pedaços grandes.
  3. No processador de alimentos, coloque parte das cebolas, um pouco do alho descascado, algumas folhinhas de louro, um punhado de cheiro-verde e uma pitada de orégano. Bata tudo muito bem até obter uma pasta lisa.
  4. Repita o processo até terminar todos os ingredientes e vá despejando a mistura processada numa tigela grande. Por fim, vá acrescentando o sal e mexa tudo muito bem.
  5. O tempero deve ganhar mais consistência depois do sal ter sido completamente incorporado.
  6. Divida em potes de vidro que possam ser hermeticamente fechados e leve à geladeira.
Este tempero vai com tudo: carnes, peixes, frango, arroz e feijão e acrescentando uma colher de manteiga, você vai ter uma deliciosa manteiga de alho para passar na torradinha ou no churrasco.

Comments

comments