Pliometria! Você sabe o que é isso?

 

Já ouviu falar em pliometria? Faz ideia do que vem a ser isso?

Nós da Suporte Saúde vamos elucidar isso para você!

Pliometria é uma técnica que ficou conhecida nos anos 60 e 70 devido ao sucesso que promoveu aos atletas do leste europeu naquela época. O termo foi introduzido pelo treinador norte americano Fred Wilt em 1975 e a técnica se define por exercícios que ativam o ciclo excêntrico (encurtamento)/concêntrico (alongamento) do músculo esquelético, provocando sua potência elástica, mecânica e reflexa.
Na prática, exercícios com saltos (saltando de um lado para o outro, saltando bancos e cones) e lançando mediciball são exercícios pliométricos.

Sabe o que é “trotar” em uma corrida?! Clique aqui!

O objetivo da pliometria é melhorar a capacidade de reação do sistema neuromuscular e armazenar energia elástica durante o pré-alongamento, para que esta seja usada durante a fase concêntrica do movimento. Além disso, os exercícios pliométricos promovem a estimulação dos proprioceptores corporais para facilitar o aumento do recrutamento muscular numa mínima quantidade de tempo.

Esse tipo de exercício traz uma grande contribuição para ganho de potência (força + velocidade) e melhora o desempenho do controle neuromuscular. A pliometria está muito presente em esportes que exigem muita explosão como basquete, vôlei, futebol, tênis e outros, além de, atualmente, ser um exercício importante utilizado na prevenção e reabilitação de lesões.

Comments

comments