A importância de conciliar dieta e treino para emagrecer

O metabolismo funciona de modo a armazenar o excedente de energia ingerida dos alimentos na forma de gordura. É possível que se emagreça somente fazendo dieta porém, uma vez que a prática de exercícios físicos leva a maior gasto de energia,  consumindo a mesma quantidade de alimento, uma pessoa que pratica exercícios emagrecerá muito mais do que se não praticá-los. Se além disso a dieta realizada for hipocalórica ( dieta com poucas calorias ), com a prática de exercícios, o gasto de energia será superior ao consumo, e então o metabolismo mobilizará as reservas de gorduras para suprir este déficit.

Veja também o quão relevante é a avaliação física para quem vai começar a treinar!

Muitas pessoas com dificuldade de emagrecer consideram a prática de exercícios uma tortura, porém muitos não sabem que não é necessário praticar exercícios extenuantes para ter resultado. O ideal é praticar exercícios razoavelmente vigorosos e também motivantes para que se tornem um hábito. Se uma pessoa não gosta de academia pode praticar danças, lutas, caminhadas e inúmeras outras atividades igualmente prazerosas.

Com a prática constante de exercício o metabolismo passa a ser mais eficiente no aproveitamento das calorias como fontes de energia e não como substratos de reserva, tornando-se menos capaz de armazenar gordura mesmo quando se está em repouso.

Não basta apenas treinar pesado todos os dias, conciliar um treinamento regular e periodizado com uma boa alimentação e o controle de ingestão de alimentos é fundamental. Podemos colocar na balança uma proporção de 45% para o seu treinamento e as atividades físicas que realiza, 40% para parte nutricional (como se alimenta e de que forma se alimenta) e por fim os 15% que sobram seriam para o descanso, a diminuição do estresse do dia a dia e o bem estar mental. Por isso siga a suporte saúde e tenha mais qualidade de vida com a plataforma virtual que te ajuda na dieta e no seu treino!

Comments

comments