O papel da insulina na saúde e metabolismo corporal

A insulina é um hormônio anabólico, ou seja, promotor de mecanismo de síntese, produzido por células do pâncreas que tem como função captar a glicose sanguínea e promover a utilização desta pelas células para produção de energia, além de exercer importante papel no metabolismo de lipídeos e proteínas.

Quando esta regulação da glicose sanguínea acontece, a insulina favorece o armazenamento do excedente em forma de glicogênio no fígado e músculo esquelético como reserva em caso de necessidade para o organismo. Problemas com a produção ou níveis inadequados deste importante hormônio podem levar a diabetes tipo 1 e tipo 2, respectivamente, que devem ser tratadas através de uma alimentação saudável, controle do peso, prática de exercícios físicos e em alguns casos remédios antidiabéticos orais e insulina, essencial na diabetes tipo 1.

Além dela, veja também sobre a Medicina!!!

A insulina também exerce papel importante na composição corporal, pois tem influência na forma como utilizamos proteínas e lipídeos, por isso pode favorecer o aumento da gordura corporal e também a ressíntese de proteína, auxiliando no ganho de massa muscular. A forma como a insulina vai agir dependerá de seus níveis no organismo, a prática ou não de exercícios físicos e os nutrientes consumidos a partir da alimentação. Aposte em carboidratos de baixo índice glicêmico como os pães e massas integrais, arroz integral, frutas como pêra e maçã ao longo das refeições do dia e deixe os carboidratos com alto índice glicêmico como o purê de batata e o arroz branco para o pré ou pós treino imediato, invista também no consumo de carboidratos de rápida absorção durante o treino e procure acrescentar às refeições alimentos fontes de proteína e fibras que também contribuirão para evitar aumentos abruptos de glicose no sangue e consequente liberação de insulina.

Desta forma os níveis de glicose sanguínea não se elevarão de forma excessivamente drástica favorecendo a efetividade da ação da insulina para promover o controle glicêmico e manutenção da massa muscular.

Comments

comments