Festa junina saborosa e mais saudável!

As festas juninas estão chegando e com este friozinho é mais fácil abusarmos das guloseimas, principalmente em ocasiões festivas. Para você aproveitar seu arraial sem exagerar e manter sua alimentação nutritiva e saudável apresentamos opções de clássicos das festas juninas em suas melhores versões. Aproveite!
Bolo de milho saudável
Para deixar seu bolo de milho mais saudável prefira o milho natural ao invés do enlatado. Alimentos enlatados possuem alto teor de sódio (sal) além de conservantes. Utilize açúcar demerara ou mascavo que possuem mais vitaminas e sais minerais do que o açúcar refinado. Prefira farinha de trigo integral. Substitua o leite integral pelo leite desnatado.
6 espigas de milho
10 colheres de sopa de açúcar demerara
1 xícara de farinha de trigo integral peneirada
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite líquido desnatado
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de café de fermento químico
Modo de Preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite líquido desnatado aos poucos. Acrescentar a farinha de trigo misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro untada e polvilhada. Assar em forno pré aquecido em temperatura média de 180 ºC por 60 minutos. Cada fatia tem em média 85 calorias.
Beiju de tapioca recheado
O beiju de tapioca é uma delícia e muito nutritivo. Para deixá-lo ainda mais saudável, substitua o queijo amarelo por um queijo branco como minas frescal ou ricota e incremente com cubinhos de tomate temperado com sal, alho, orégano e azeite de oliva. Usando uma panela antiaderente você não precisa acrescentar manteiga ou margarina.
100g de tapioca liquidificada (refrigerada)
50g de queijo branco
2 colheres de sopa de tomate em cubinhos
Orégano a gosto
Sal a gosto
Alho a gosto
1 colher de chá de azeite de oliva
Modo de Preparo:
Corte o tomate em cubinhos e adicione o sal, o orégano, o alho amassado, o azeite de oliva e separe. Pegue a tapioca refrigerada, passe por uma peneira e acrescente uma pitada de sal. Aqueça em fogo baixo, durante 1 minuto uma frigideira antiaderente de 30 cm de diâmetro e espalhe a tapioca forrando a frigideira e após uns 30 segundos acrescente o queijo e o tomate temperado. Assim que a tapioca desgrudar da frigideira, dobre como uma panqueca, deixe tostar o outro lado e seu beiju recheado está pronto. Cada beiju tem em média 160 calorias.
Arroz doce nutritivo
Para fazer um arroz doce com menos calorias, substitua o leite integral pelo leite desnatado, utilize o leite de coco light e prefira o açúcar mascavo e o arroz integral.
1 litro de leite desnatado
¼ de xícara de leite de coco light
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de café de essência de baunilha
2 unidades de canela em pau
½ de colher de café de sal
¾ de xícara de arroz integral
½ xícara de passas brancas
1 colher de café de raspas de limão
6 canelas em pau para enfeitar
Canela em pó para salpicar
Modo de Preparo:
Numa panela funda, adicione o leite, o leite de coco, o açúcar, a essência de baunilha, a canela, o sal e aqueça em fogo alto até começar a ferver. Acrescente o arroz e reduza o fogo. Cozinhe com a panela destampada por 1 hora, mexendo de vez em quando. Adicione as passas e as raspas de limão e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que o arroz esteja tenro e a mistura comece a engrossar. Retire do fogo, distribua em 6 taças de servir e enfeite com canela em pó e 1 canela em pau. Cada porção tem em média 200 calorias.

 

Comments

comments