Sucralose: Entenda os riscos do consumo indiscriminado

A sucralose é um adoçante proveniente da cana de açúcar com poder de dulçor 600 vezes maior que a sacarose (açúcar de mesa). Não apresenta sabor amargo residual e é isento de calorias.
Mas apesar dos benefícios quando prescrito por nutricionistas ou médico e baseado em indicações específicas a sucralose tem sido amplamente criticada nas mídias sociais e entre os adeptos da alimentação saudável nas redes com alegações de que seu consumo pode exercer influência em aumento na secreção de insulina, alterações na tireóide e predisposição ao câncer.

Saiba mais sobre a Insulina neste Blog!!!
É importante salientar que a sucralose é edulcorante artificial aprovado sem restrições pela FDA, a Food and Drugs Administration que testou a substância por diversas vezes para liberar sua comercialização e aprovar sua utilização, no entanto, pesquisas recentes indicam que a sucralose quando aquecida ou acrescida a bebidas e sobremesas quentes como café, chás, bolos e tortas pode gerar moléculas potencialmente tóxicas e cumulativas ao organismo.
Grandes instituições de prevenção e combate do câncer divulgaram também recentemente notas de que por questão de responsabilidade à preservação da saúde pública convém informar que não recomenda o uso indiscriminado de adoçantes artificiais em populações saudáveis sob o risco de elevar se fato o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer e que por isso estes, inclusive a sucralose deveriam ser consumidos em casos estritamente indicados.
Por isso, é importante lembrar que a utilização de adoçantes por pessoas  saudáveis sem alterações clinicamente diagnosticadas dos níveis de glicemia não apresenta benefícios relacionados ao emagrecimento, particularmente se comparados a outras estratégias com melhor efetividade a longo prazo como a reeducação alimentar, consumo regular de fibras solúveis acompanhado de ingestão hídrica adequada e a contagem de carboidratos e uso de formas de adoçar os alimentos e preparações mais apropriados aos portadores de diabetes e pré diabéticos.
Tema: A importância de saber cozinhar para uma vida saudável! (CARLA)
Chamada: Saber cozinhar é muito importante para levar uma vida mais saudável, pois para fugir dos industrializados cheios de gordura, sal e açúcar transformar os alimentos in natura em delícias será sua principal habilidade. Se encante pela magia da culinária e da gastronomia!

Comments

comments