Como estimular crianças a se interessarem por uma alimentação mais saudável?

Já tentou de tudo mas está difícil fazer o seu filho experimentar um novo alimento ou adotar uma alimentação mais saudável? Ainda por cima ele só quer saber de frituras, bolachas recheadas e refrigerantes? Saiba com estas dicas pontuais que não desrespeitam a criança com imposições, mas demonstram cuidado e autoridade a estimulá-los a comer melhor.

– Dê exemplos: essa dica é fundamental! Uma criança dificilmente criará interesse por algo que não vê os seus pais comendo e afinal comer bem também fará muito bem aos adultos!

– Faça as refeições junto com seu filho. Ver você comendo vai estimulá-lo a experimentar novos sabores também mesmo que no tempo dele.

– Explique de forma agradável e criativa o bem que consumir cada alimento pode fazer a ele, esclareça como um prato saudável e uma alimentação variada traz diversas vantagens como ficar mais forte, inteligente e bem disposto!

– Dê diversas opções saudáveis para o seu pequeno para que ele possa sentir autonomia nas escolhas alimentares e não crie birra com certos alimentos por ser “obrigado” a comê-los. Não ofereça guloseimas como recompensa, caso a criança não queira comer o que preparou não force, mas seja firme ao deixá-lo ciente que só irá consumir outras coisas nos momentos combinados.

– Evite os alimentos industrializados com muito sódio, açúcar e gordura como refrigerantes, salgadinhos e bolachas recheadas. Eles não precisam ser proibidos, mas limitar seu consumo ajuda a não viciar o paladar das crianças e os preserva de efeitos nocivos a saúde.

– Deixe seus filhos participarem da compra dos alimentos e preparação das refeições e capriche nas experiências visuais, táticas e carinho ao cozinhar com eles. Quando estão envolvidos no processo e se sentem parte importante na conclusão de um prato tem mais chances de consumirem aqueles alimentos, além dos benefícios associados ao seu desenvolvimento.

Comments

comments