Chakras

Chakras corporais: como o equilíbrio dos pontos de energia do corpo podem se relacionar com a saúde!

Segundo a cultura milenar hindu nossa saúde física, mental e espiritual depende do equilíbrio de nossos fluxos energéticos. Você já ouviu falar na teoria dos chakras? Conheça com a gente!

O tantra é uma ciência ampla que estuda a expansão da experiência consciente, objetivando romper as limitações da mente individual. No interior desse corpo físico existe uma fonte cósmica de energia através da qual o cérebro, o corpo e a mente operam.

O corpo/mente é mantido por energia vital, que tem seu fluxo controlado por centros de energia denominados “chakras”.  Cada um deles é responsável por uma emoção. Recentemente, a ciência descobriu que a localização desses chacras coincide com uma concentração privilegiada de nervos que começa na base da espinha dorsal e termina no córtex cerebral. Quando eles ficam bloqueados por causa de situações estressantes, crises de pânico ou até mesmo falta de atividade física, nosso humor (e nossa saúde) acabam prejudicados.

Segundo o estudioso Hiroshi Motoyama existem sete chakras, localizados em regiões específicas, tendo cada qual a sua função:

Chackra Muladhara: Região do cóccix – controla o sistema gênito-urinário;

Chackra Svadhishthana: Abaixo do umbigo (3 a 5 cm) – controla o sistema gênito-urinário; Chackra Manipura: Ao redor do umbigo – o prana penetra em todo o corpo físico através da região esférica que circunda este chakra;

Chakra Anahata: Próximo à intersecção da linha mediana com a linha que liga os dois mamilos (chakra do coração) – controla o coração;

Chackra Vishuddhi: Na garganta – controla os órgão respiratórios;

Chakra Ajna: Entre as sobrancelhas (terceira visão) – controla as funções secretoras da glândula pituitária e as atividades intelectuais;

Chakra Sahasrara: No alto da cabeça – controle total de todos os aspectos do corpo e da mente.

Cada um está relacionado a um diferente plexo nervoso e glândula endócrina estando vinculado a um conjunto de aspectos psicoemocionais:

Conheça a reflexoterapia: alternativa de tratamento da medicina holística que pode auxiliar no tratamento de dores e promover bem estar!

1º Chakra – plexo sacral – suprarrenais – Sobrevivência, segurança, responsabilidade.

2º Chakra – plexo esplênico – gônadas – Sexualidade, sensibilidade, adaptabilidade.

3º Chakra – plexo solar – pâncreas – Poder pessoal, determinação, coragem.

4º Chakra – plexo cardíaco – timo – Amor incondicional, compaixão, perdão.

5º Chakra – plexo laríngeo – tireóides – Liberdade de Comunicação, liberdade de expressão, criatividade.

6º Chakra – plexo frontal – pituitária – Auto conhecimento, discernimento, compreensão.

7º Chakra – plexo coronário – pineal – Espiritualidade, conexão com o sagrado, plenitude.

 

Compreendendo como utilizar os chakras para mapear as tensões, dores e doenças em seu próprio corpo, é possível se preparar para modificar a forma como reage diante de suas emoções verdadeiras e assumir a capacidade para transformá-las por si mesmo, restaurando seu equilíbrio energético e prevenindo o surgimento de dores, doenças além de promover um melhor estado de bem estar físico e psicológico. Interessante não?!

Comments

comments