Como relaxar o pescoço e os ombros com fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

O portador da fibromialgia deve realizar exercícios de alongamento e relaxamento diários para aliviar a dor da tensão muscular.

Se você foi diagnosticado com a doença relacionada ao estresse conhecida como fibromialgia, a tendência é sentir dor e rigidez no pescoço e nos ombros, principalmente depois de acordar. Os massagistas que tratam os pacientes com esse problema gastam uma boa parte do tempo tentando relaxar os pontos sensíveis ao redor do pescoço e dos ombros. Eles fazem isso elaborando um regime de exercícios domiciliares que visa remover a tensão nessas áreas, sendo que a maioria deles demora menos de 30 minutos.

Conheça os benefícios que a ciência da quiropraxia podem proporcionar no alívio da dor!

Dicas    

  1. Faça alterações em sua rotina diária, no trabalho ou em casa. Se for passar longas horas sentado na frente de um computador ou em pé em um posto de trabalho, obrigue-se a fazer uma pausa de 10 a 15 minutos a cada poucas horas.
  2. Concentre-se em alongar o pescoço quando estiver sentado ou em pé.
  3. Realize exercícios para alongar o pescoço. Mova-o para cima o máximo que conseguir, relaxando o rosto e os músculos da mandíbula. Permaneça nessa posição por alguns segundos.
  4. Trabalhe os músculos da cabeça inclinando-a lentamente para cada lado até sentir um estiramento. Não deixe que os ombros se movam, permita que sua cabeça e pescoço façam todo o trabalho. Mantenha essa posição por cerca de cinco segundos.
  5. Mova a cabeça para a frente até sentir um alongamento na parte de trás do pescoço. Mantenha-a nessa posição por três a cinco segundos, e em seguida, mova-a para trás o máximo que puder. Novamente, segure a posição por três a cinco segundos.
  6. Role a cabeça lentamente em um círculo completo. Faça isso duas vezes em uma direção e depois mais duas na outra.
  7. Solte os ombros, levantando-os e mantendo a posição por cinco segundos. Em seguida, leve-os para trás, segurando por cinco segundos. Baixe-os para a sua posição normal e repita o exercício 10 vezes.
  8. Levante o ombro direito o mais alto que puder, deixando que o esquerdo se afunde em uma posição relaxada. Mantenha a posição por 10 segundos e depois repita com o esquerdo.

Comments

comments