Promessas de fim de ano

O ano novo se aproxima e com ele a esperança de dias melhores.

Com a renovação vem sempre a ideia de que, a partir desta nova data no calendário, passaremos a cumprir de maneira mais eficaz nossas metas e objetivos, mudando de vez nossa atitude para uma atitude mais proativa.

Culturalmente, a promessa de retomar ou iniciar os exercícios físicos, a dieta ou o curso de idiomas para o ano que vem (que já está chegando) ficam somente no discurso. Passados alguns meses e sem obter sucesso, justificamos com a falta de tempo ou até mesmo com algum sintoma de saúde, viagem, evento que tome nosso tempo, o atraso da atitude nova em nossa vida.

Para criar um hábito novo precisamos muita disciplina, frequência, motivação e, na falta dos elementos acima, simplesmente acabamos adiando o início da mudança e desta maneira não modificamos nosso comportamento.

Com a proposta para levar uma vida mais saudável, sugerimos diversas metas em diferentes áreas que compõe um ser humano integralmente.

A dica para iniciar uma mudança de atitude é que se faça uma por vez! Uma vez consolidada uma mudança de comportamento, fica mais fácil agregar um novo desafio e desta forma, alcançar bons resultados de maneira gradativa e sem ansiedade.

 

Melhore sua saúde física e seu corpo esteticamente.

Pequenas atitudes são suficientes para ter um resultado na saúde física, caminhar de 2 a 3 vezes por semana por 30 minutos trará ganhos fisiológicos para coração, pulmão, beneficiando o organismo como um todo. Com o ganho de condicionamento físico é possível adicionar gradualmente o aumento de intensidade através de corridas leves (trotes), percursos com subida, e aumento no tempo da atividade com incrementos quinzenais de 5 minutos no tempo total do treino.

Para diminuir a flacidez e tonificar os músculos, atividades como a musculação, o treino funcional ou o crossfit 2 vezes por semana, também trarão benefícios para toda a estrutura músculo-esquelética, fortalecendo-a e diminuindo problemas ósteo-articulares que aparecem com o decorrer da idade.

Dança, pilates, lutas, bike indoor ou outdoor, natação são outras possibilidades onde podemos adquirir condicionamento aeróbico ou muscular. O importante é escolher uma atividade, iniciar no mínimo 2 vezes por semana e manter-se firme nessa frequência.

 

Diminua a tensão do dia-dia e reconheça suas emoções

Estresse, ansiedade, tensão são cada vez mais frequentes em nossas vidas, se não em nós, nas pessoas que nos rodeiam: filhos, pais, irmãos, marido, esposa, companheiros de trabalho, chefes

O auto-conhecimento e a percepção da emoção que toma conta do ser em determinadas situações ajudam a observar o que sentimos e o que nos descontrola, magoa ou entristece.

Um relacionamento mal resolvido, uma vida financeira descontrolada podem fazer parte de uma vida infeliz que projeta no futuro a solução para os problemas do agora. Reconhecê-los, enfrentá-los e buscar saídas para resolvê-los é muito importante para quebrar o ciclo da ansiedade/infelicidade/depressão.

Buscar uma terapia, uma ajuda psicológica, uma psicanálise, às vezes se faz necessário para quebrar paradigmas que fazem parte do nosso dia-dia e que estão instalados com tanta força em nossa mente, que somente uma ajuda profissional será capaz de trabalhar com eficiência o emocional abalado. Um processo que requer tempo para seguir em frente com mais e leveza e paz interior.

Uma boa leitura ou um tempo de isolamento servem para ajudar nestas percepções. Cada um tem seu tempo e está mais ou menos afetado pelas exigências e as consequências emocionais do mundo contemporâneo.

Confira nossas dicas para ter sucesso na prova São Silvestre!

Faça da alimentação saudável um prazer diário e não um objetivo de vida a ser alcançado!

Para muita gente, uma alimentação saudável tomou moldes de algo monótono, chato, sem graça, um fardo a ser carregado em prol de um propósito maior, mas quem disse que tem que ser assim?

Quem foi que disse que alimentação saudável não inclui chocolate e coxinha? Um dos maiores motivos dos fracassos na proposta de iniciar um estilo de vida mais saudável na alimentação, é essa linha de raciocínio que só traz pesos desnecessários a um caminho que, como qualquer outro, tem seus percalços e suas glórias.

Maior disposição, qualidade de vida além da satisfação de perceber o quanto é bom ter controle sobre si mesmo são algumas das glórias que podemos citar.

Experimente, misture, abra a sua mente! Saladas, sucos, alguns alimentos diferentes do que você está acostumado e outras mudanças de hábito podem fazer mais diferença do que você imagina!

 

Como ativar nossa mente, para mantê-la saudável?

A leitura, os games, a palavra cruzada, o estudo de uma nova língua, o aprendizado de um movimento totalmente novo através de um esporte desconhecido,  o desenvolvimento de uma tarefa manual totalmente nova como crochê, o desenho, uma discussão em grupo sobre o tema de um filme, o estudo de uma nova área de conhecimento como a ciência, a matemática, a literatura ou a filosofia, enfim o aprender como prazer e o divertir a mente como um treino físico podem fortalecer nossa mente e deixá-la sempre saudável e ativa.

 

E nosso espírito, é possível torná-lo mais saudável?

Ouvir nosso silêncio interior pode ser um caminho para um crescimento espiritual. A calma e a paz interior são importantes para uma vida equilibrada e saudável, tanto quanto o exercício aeróbico é importante para um coração sadio.

Obter silêncio interior pode ser difícil se a mente estiver inquieta e sempre passando filmes repetitivos como em uma tela de cinema que nunca apaga.

As práticas para uma plenitude no ser,  já comprovadas cientificamente e utilizada por pessoas importantes e de relevância para a evolução do mundo Ocidental (e já há milênios como parte da cultura oriental), são a meditação e a Yoga.

A paciência, a compaixão, o respeito ao próximo, o perdão e o amor são práticas que podemos aplicar diariamente em busca desta paz interior enriquecedora para nosso espírito.

 

Comments

comments