Exercício aeróbico ou musculação: qual é o melhor para emagrecer?

Uma pergunta que sempre nos ronda é sobre qual o melhor tipo de exercício físico, aeróbico ou de resistência, seria o melhor para conseguir emagrecer mais rápido.

Todos sabemos que, além de uma dieta equilibrada, é fundamental em um programa de emagrecimento definir um programa de exercícios físicos. 

O exercício de resistência popularmente conhecido como “anaeróbico” (ex: musculação), tem mostrado grandes benefícios não somente para o emagrecimento mas para diversas condições como a hipertensão arterial sistêmica, a resistência insulínica (diabetes) e a osteopenia.

Já o aeróbico (ex: corrida) possui diversos benefícios para a saúde e comprovadamente atua como um forte aliado para o emagrecimento quando realizado de maneira correta através de um programa de treinamento que, preferencialmente, deveria ser feito baseando-se no padrão ouro para análise do VO2 máx, que é o teste cardiopulmonar do exercício (ergoespirometria).

Portanto, fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos + exercício de resistência (musculação) com o acompanhamento de um educador físico irá potencializar a perda de peso. Consulte previamente um médico.

Além dos exercícios, quais são os segredos para você emagrecer mais rápido com saúde?

Beba água! 

Beber pelo menos 500ml de água 30 minutos antes de todas as refeições ajuda a emagrecer.

Faça uma dieta que mais se adeque ao seu perfil!

Estudo grande publicado no JAMA mostrou que o resultado da maioria das dietas é similar, ou seja, o importante é efetivamente você seguir a dieta. Óbvio que uma dieta é individualizada e, portanto, é fundamental consultar um nutricionista para adequar a sua dieta. Atenção: Evite seguir dietas “que a amiga fez” ou alguma disponíveis no “Google”

Evitar bebidas alcoólicas! 

Além das calorias presentes na cerveja ou nos destilados, o álcool diminui os níveis hormonais de testosterona, portanto você diminuirá o anabolismo muscular e também queimará menos gordura o que, evidentemente, não vai ajudá-lo emagrecer.

Dormir cedo! 

O hormônio do crescimento é secretado, principalmente, 2 a 3h após o início do sono. Ele é um dos mais importantes hormônios do corpo e é responsável por estruturar a massa óssea, os músculos e mobilizar os adipócitos através da ação do IGF-1. Outro fator que diminui a secreção do GH em até 70% é o consumo regular e abusivo do álcool e do cigarro.

Troque o mercado pela feira!

Estudo de Turner-MacGrievy GM mostrou em acompanhamento de dois anos que uma dieta predominantemente vegetariana efetivamente contribui para a perda de peso, mas lembre-se que dietas vegetarianas são pobres em proteína, portanto, faça uma consulta com um nutricionista para adequar a sua dieta.

Faça sexo!

Estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que fazer sexo ajuda na perda de peso de pacientes obesos. Esse é um fato muito importante para o homem do ponto de vista hormonal porque o obeso possui naturalmente maior conversão e secreção de estrogênio pelos adipócitos e, portanto, menor libido. Já a prática de exercícios comprovadamente aumenta a produção de testosterona, hormônio este que aumenta a libido.

Comments

comments