Primeiro dia de academia: guia para iniciantes

Iniciar um programa de treinamento envolve cuidados e muita atenção. Você não pode simplesmente chegar na academia e sair deslocando pesos de forma aleatória. É fundamental seguir um processo, algo sequencial para obter melhores resultados!

Veja como deve ser o início do treinamento de qualquer principiante:

1. Traçar objetivos e adequar a sua realidade

Qual seu objetivo ao ir treinar? Emagrecer? Hipertrofia? Apenas qualidade de vida? Tudo isso influencia nas mais diversas variáveis de treinamento. Todo inciante deve pensar no que irá fazer antes de começar um treinamento seja ele de musculação, corrida, bike e etc…

2. Avaliação funcional

Este é um ponto em que grande parte dos iniciantes erram. É preciso entender as potencialidades físicas de qualquer iniciante. Seu nível de flexibilidade, força, resistência devem ser levados em conta, ou seja, antes de iniciar a prática de exercícios é importante que o indivíduo faça uma bateria de exames, o famoso CHECK-UP.

6 motivos para apostar na musculação!

3. Periodização

Muitos iniciantes acreditam que não precisam de uma periodização em seu treino. Afinal, para muitos, ela é coisa de “atleta”. Este é um erro que pode comprometer muito os resultados. Com uma boa periodização o iniciante pode melhorar muitos elementos, ter uma continuidade adequada nas cargas e intensidade do treino e adequar diversos elementos a sua individualidade e necessidades.

4. Enfatize a aprendizagem dos movimentos ao invés da carga

Não tenha pressa de começar levantando ou puxando cargas absurdas. O primeiro passo importante é o MOVIMENTO. A execução do movimento correto para cada exercício ajudará o praticante em sua aprendizagem motora auxiliando-o para futuros exercícios com cargas mais pesadas e, também, não correr o risco de se lesionar.

 5. Paciência

Esse é o ponto mais importante para o iniciante: a PACIÊNCIA. Resultados de seus treinos começam aparecer após 6 a 8 semanas. Dedique-se ao máximo aos treinos e principalmente a sua alimentação. Todos esses fatores darão o resultado tão desejado para cada objetivo traçado.

Ótimos treinos!!!

Comments

comments