“Em tempo”

Parada em frente ao espelho na hora do banho, pensei:

“Matrícula feita, a primeira parcela do plano já debitou da minha conta e eu não perdi um grama. Não tem jeito, só pagar academia não resolve mesmo. Amanhã irei sem falta.”

O relógio tocou e automaticamente eu o silenciei e ameacei virar na cama quando lembrei da minha imagem no espelho e de minha promessa. Bufei, mas não resisti e fui na direção de cumprir minha palavra.

Era minha primeira vez ali, desconsiderando o dia do ímpeto no qual me matriculei. Já havia rodado diversas academias e mudar de lugar era meu consolo:

ah, muito longe!

ah, muito trânsito!

ah, não tem piscina! (Nota: odeio nadar)

ah! ah! ah!

Estava na hora de parar de me enganar e agir com a parte que me cabia.

Humildemente me dirigi ao professor da sala e me entreguei aos seus conhecimentos, este tinha sido mais uns dos meus pecados, acreditar que eu sabia o que tinha de fazer sendo formada em engenharia.

Passadas as devidas apresentações, tendo em mãos minha anamnese já respondida e os meus dados de composição corporal concedidos pela avaliação que eu tinha realizado, meu mais novo professor me levou para o elíptico.

Minha curiosidade não me impediu de perguntar:

“Quais os benefícios do elíptico?

E ele falou:

-“ O Elíptico tem esse nome porque seus pedais fazem um movimento de elipse, ele é um simulador de caminhadas que ocasiona menor impacto nas articulações.

Os pés se mantêm nos pedais e a velocidade imprimida no exercício simulam caminhada ou corrida. É recomendado para qualquer pessoa, mas quem possui problema nos joelhos ou tornozelos e pessoas que estejam acima do peso são beneficiadas por ele.

O elíptico possui braços que podem proporcionar um trabalho de membros superiores simultaneamente aos inferiores, no entanto isso não é obrigatório, mas é mais uma vantagem do equipamento que também permite aumentar a intensidade do exercício e proporcionar um treino com grande ganho de resistência e alto índice de queima calórica.

O elíptico é uma ótima opção para promover emagrecimento, pois o metabolismo predominante durante a sua prática é o aeróbio que se caracteriza por baixa intensidade e longa duração e usa a gordura como o principal combustível.”

Admirada com o número de informações relevantes que meu professor/mais novo guru havia me fornecido, encarei com significado a meia hora que ele havia proposto e sai de lá suada, feliz e com vontade de voltar no dia seguinte!

 

MARIA ANGELICA FELIZARDO, EDUCADORA FÍSICA, TRABALHA COM TREINAMENTO PERSONALIZADO HÁ 20 ANOS, ESCRITORA.

Comments

comments