Treinos de corrida

Intensidade dos treinos de corrida

O coração trabalha como qualquer outro músculo possuindo uma missão específica, uma ação repetitiva que executa dia e noite, o tempo todo.  Se podemos compará-lo a outro músculo, entendemos que ele também deve ser treinado, pois da mesma forma, pode enfraquecer através de seu uso reduzido e isso é um problema muito sério e de proporções epidêmicas. Já há muito tempo o fumo, a pressão alta e as taxas de colesterol elevadas são conhecidas causas de doenças cardíacas, posteriormente, em julho de 1992 a American Heart Association adicionou a inatividade física à sua pequena lista de fatores de risco. As implicações disso são bem claras: a inatividade arruinará seu coração tanto quanto as demais condições descritas, no entanto segue-se a essa certeza uma boa notícia: não há qualquer razão para que você sucumba a um coração fraco! Seu coração pode ser desenvolvido e condicionado de acordo com os mesmos princípios que utilizamos para desenvolver qualquer outro músculo, o caminho para isso é o TREINAMENTO!

Há cinco zonas diferentes de treinamento que correspondem a variações nos níveis de intensidade, cada qual corresponde a algum mecanismo de transporte metabólico e respiratório em seu corpo.

Nós da Suporte Saúde não trabalharemos com a Zona de Esforço Máximo que corresponde a intensidade de 100% da frequência cardíaca máxima; esse trabalho é mais direcionado a atletas profissionais que encontram-se altamente condicionados e na incessante busca por recordes. Afirmamos que você atingirá excelentes resultados com treinamentos nas intensidades “Forte, Moderado/Forte, Moderado e Leve”!

Veja também: dicas para atingir suas metas na corrida!

Intensidade do treino Forte:

A frequência cardíaca sugerida neste treino está entre 85% a 90% da sua FC Máx. Se você tiver de descrever a intensidade desse nível, diria que ele é “exaustivo”. Nesse ritmo você sentirá músculos cansados, respiração ofegante e fadiga.

 

Intensidade do treino Moderado forte:

 A frequência cardíaca sugerida neste treino está entre 75% a 85% da sua FC Máx. Se você tiver de descrever a intensidade desse nível, diria que é “incômodo”. Nesse ritmo você sentirá algum desconforto que o fará respirar fortemente e sentir certa exaustão em seu corpo.

 

Intensidade do treino Moderado:

A frequência cardíaca sugerida neste treino está entre 65% a 75% da sua FC Máx. Esta é uma zona de treino na qual a intensidade é moderada e você consegue manter um ritmo contínuo, prolongado e sem dor.

 

Intensidade do treino Leve:

A frequência cardíaca sugerida neste treino está entre 55% a 65% de sua FC Máx. Esta é a zona de grandes distâncias em ritmo lento na qual você se sente relaxado e leve.

Comments

comments