Situações em que os hormônios femininos sabotam a dieta

Mesmo que a sua alimentação seja super saudável e os hábitos alimentares também, algumas fases da vida da mulher fazem com que você tenha uma preferência maior para determinado alimento.

Na TPM as alterações hormonais mexem com o humor e para melhorar esse estado, o corpo pede uma quantidade maior de doces e outros alimentos fontes de carboidratos. Nessa fase também acontece a retenção de líquidos, então evitar o consumo de alimentos muito salgados é importante.

Na gravidez os hormônios ficam muito alterados, afinal são duas vidas em um só corpo. Os hormônios favorecem que você engorde para suprir as necessidades do seu corpo e para a formação da criança. A fome fica maior, mas tirar a frase da cabeça “ tenho que comer por dois “ é fundamental. Lembrando que se você não engordar muito, no pós parto fica mais fácil eliminar esses quilos a mais, mas não pode ficar sem se alimentar, comer de 3 em 3 horas é muito importante. O que importa nessa fase da vida da mulher é a qualidade dos alimentos, então escolher alimentos ricos em ácido fólico (folhas verdes escuras), cálcio (leite, brócolis), ferro (carne vermelha, beterraba) e tantos outros alimentos, além de ajudar na formação da criança, vai ajudar no momento da introdução alimentar pois fica mais fácil dela gostar dos alimentos que foram ingeridos na gravidez.

Fertilidade e alimentação andam juntos: saiba como a sua dieta pode influenciar!

No pós parto os hormônios continuam alterados e a mulher fica muito frágil com alterações no humor e descontar na comida é muito fácil. Porém nesse momento é importante manter a dieta equilibrada, pois a nutrição continua pelo aleitamento materno. Então a ingestão de água, frutas, verduras, legumes e carnes é fundamental. Lembrando que a amamentação ajuda na perda de peso, esse é um processo natural do organismo.

E a última e não menos importante fase da mulher que pode ajudar a burlar a dieta é a menopausa. Diferente das outras fases em que os hormônios estão altos, na menopausa os hormônios estão diminuindo a cada dia. Nessa fase, como o metabolismo está mais lento, é importante a prática de atividade física, alimentação saudável e evitar guloseimas para que seja mais fácil manter o peso.

Comments

comments