Noz da india emagrece? Pode fazer mal?

Noz da india emagrece? Pode fazer mal?

A Noz da Índia (em inglês Candlenut) é a castanha da árvore Nogueira da Índia. O seu nome científico é Aleurites Moluccana. No Brasil, vem sendo comercializada, principalmente na internet, com a promessa de ser um potente emagrecedor.

Sua composição nutricional conta com carboidratos, proteínas e gorduras boas como o ômega-3 e ômega-6 e alguns estudos realizados com a folha da planta indicam a inibição de uma enzima responsável pela absorção de gorduras que levaria à possível diminuição dos níveis de colesterol e discreta perda de peso, assim como é observado em medicamentos com mecanismo de ação semelhante.

Passar fome engorda: não fique sem comer para emagrecer!

O fato é que seu efeito laxativo é intenso e a venda da semente não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois não há estudos que garantam a segurança de sua utilização. A perda de peso provocada pelo uso indiscriminado da noz pode ainda levar a náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia provocando desidratação grave, por isso prefira investir no emagrecimento pautado em reeducação alimentar e não em substâncias apontadas como “milagrosas” que podem colocar a sua saúde em risco.

Comments

comments