Exercícios físicos que aceleram o metabolismo

A velocidade com que as calorias são gastas no nosso organismo é determinada geneticamente, mas podemos promover aumento por meio da prática de exercícios físicos que tornam esse gasto mais ou menos expressivo de acordo com sua intensidade e duração.

Exercícios físicos estimulam a termogênese fazendo com que o corpo gaste mais energia até mesmo em repouso.

Outros benefícios são a diminuição da pressão arterial e aumento do volume de sangue bombeado pelo coração e consequente acréscimo da quantidade de oxigênio extraída do sangue pela musculatura.

Os pulmões também se fortalecem, pois passam a gastar menos energia com a respiração, o oxigênio que deixa de ser usado para fazer o trabalho respiratório fica disponível para a musculatura locomotora que estiver em atividade.

Por fim, há mobilização da gordura corporal, redução de sua taxa e aumento no tamanho dos músculos.

Dependendo do exercício e da forma como ele é realizado, é possível não só intensificar o gasto calórico durante a atividade, mas também estender esse processo por algumas horas após o treino.

Passar fome engorda: não fique sem comer para emagrecer!

Segundo o nutricionista e doutor em fisiologia Ricardo Zanuto, os cinco principais exercícios físicos para aumentar o metabolismo são:

Lutas: promovem um grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade, em uma hora de aula o aluno chega a queimar 800 kcal.

Corrida. Correr por 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima pode consumir cerca de 600 kcal. Isso acontece porque a atividade movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios como o glucagon, adrenalina e cortisol que promovem grandes gastos energéticos por até duas horas após o término do treino.

Bicicleta. Assim como na corrida, pedalar também aumenta a liberação do glucagon e da adrenalina que promovem maior utilização da gordura como fonte de energia. Trinta minutos com a frequência cardíaca em 80% chega a gastar algo em torno de 500 kcal.

Musculação.  É um ótimo exercício físico para o aumento de massa muscular. O gasto calórico durante o treino não é tão alto (cerca de 300 kcal), mas o aumento da massa magra ajuda a acelerar o metabolismo de repouso e intensificar o gasto calórico de atividades do cotidiano.

Dança: a dança movimenta um grande número de músculos e é uma ótima opção além de relaxar do estresse do dia a dia e se divertir. Uma hora de aula queima, aproximadamente, 350 kcal.

Comments

comments