Para onde vai a gordura quando eu perco peso?

Emagrecer de forma eficiente e saudável leva tempo: iniciativa, dedicação e determinação são essenciais para a perda de peso. Adquirir novos hábitos alimentares através de reeducação alimentar e a adoção de exercícios físicos regulares não são tarefas fáceis, principalmente no início, mas, certamente quanto incorporadas à rotina, trazem muito prazer e integram o melhor caminho não só para emagrecer, mas para levar uma vida mais saudável.
Um dos primeiros objetivos de quem busca emagrecer é perder gordura, mas afinal você já parou para pensar para onde vai a gordura que perdemos com dieta e treino? Para responder essa pergunta a primeira dica é: a gordura é de fato queimada e não, ela não é eliminada junto com a excreção dos alimentos, muito menos se converte em músculos. Uma molécula de gordura é composta por átomos de oxigênio, carbono e hidrogênio em uma determinada quantidade e conformação.
A glicose, proveniente dos carboidratos e que também leva estes átomos em sua composição, é sempre a fonte prioritária de energia do organismo, mas na sua ausência ou insuficiência a gordura acumulada no tecido adiposo começa a ser utilizada. Ao iniciar seu processo de queima ou oxidação, a gordura libera oxigênio que ao queimar gera energia para o corpo, gás carbônico que é eliminado pelos pulmões e água que quando está em excesso é eliminada pela urina ou pelo suor, principalmente quando fazemos exercícios físicos.
Interessante não?

Comments

comments