Óleos Vegetais e Azeite de Oliva: Saiba a diferença!

Na alimentação, quando o assunto é gordura, muitas polêmicas são levantadas e uma delas é a diferença entre os óleos vegetais e o azeite de oliva extra virgem. A maioria das pessoas pensa que o azeite é uma boa opção para alcançar uma alimentação saudável, no entanto, há casos onde o óleo vegetal também é muito bem-vindo e mais indicado que o azeite!

Por receio dos malefícios que a gordura possa trazer para o organismo, muitas pessoas excluem totalmente os óleos vegetais da alimentação, no entanto, a recomendação de consumo de gordura da Organização Mundial da Saúde é de 15 a 30%, sendo apenas 7% destas de gorduras saturadas.

Os óleos vegetais como o óleo de canola, girassol e o de soja são as principais fontes das gorduras essenciais ômega 3 e 6 consumidas com frequência pela população e podem ser utilizados à temperatura ambiente ou serem aquecidos até temperaturas mais altas, como as de frituras, sem interferir em suas propriedades nutricionais.

Será que tem glúten??? Saiba a relação entre a cerveja e esta proteína!

O azeite de oliva extra virgem é obtido a partir do processo mecânico de moagem da oliva (azeitona) e é uma fonte de gordura mais saudável que os óleos, no entanto, não é tão resistente ao aquecimento e por isso, ao utilizá-lo para preparações como frituras, há o risco de saturar mas, em refogados e no tempero de saladas funciona muito bem.

O importante então é saber qual tipo de gordura utilizar em cada preparação e moderar sempre na quantidade, pois gordura boa também engorda!

Comments

comments