Chocolate, você sabia que esta tentação pode trazer benefícios a sua saúde?

Tipos de chocolate – nutricional

Com textura e sabor que proporcionam sensações ímpares capaz de agradar a diversos públicos, o chocolate é considerado uma tentação e primeira escolha quando se busca um presente para agradar alguém pois é difícil encontrar quem não aprecie a iguaria.

Veja também!!! nossa deliciosa receita de páscoa

Você que conhece as maravilhas que o chocolate pode proporcionar, sabe que existem maneiras de consumir esta delícia como aliado de sua saúde?

A resposta está relacionada com o tipo de chocolate que será consumido. Quanto maior o teor de cacau maiores são os benefícios:

Amargo: É composto principalmente por sementes de cacau e pouca quantidade de manteiga, açúcar e leite. Em contrapartida, traz uma taxa alta de flavonoides, antioxidantes naturais. O teor de cacau fica em torno de 50% a 70%.

Meio amargo:Tem as mesmas características do amargo, com uma taxa de cacau entre 40% e 50%.

Ao leite: Composto por liquor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Como a quantidade de cacau é menor – abaixo de 40% –, não traz vantagens para o coração, mas tem cálcio em sua composição.

Branco: Mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Tem zero de semente de cacau e, portanto, zero de flavonoides

De soja: Pode conter uma variada quantidade de cacau. É 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose, glúten e colesterol. Indicado para quem tem intolerância à lactose.

Dietético: Pode conter uma variada quantidade de cacau, mas há uma redução na quantidade de açúcar. Não é, necessariamente, menos calórico, já que pode conter um teor maior de gorduras.

O chocolate amargo e meio amargo então, contém antioxidantes, potássio e magnésio que auxiliam na redução do colesterol ruim e aumento do HDL, que é a gordura que representa fator de proteção cardiovascular. Além disso, previne o envelhecimento precoce e reduz os níveis de hormônio do estresse, o que proporciona alívio dos sintomas da TPM.

Se você ainda não se acostumou com o sabor pouco amargo, considere experimentar aos poucos um chocolate com o teor superior de cacau e assim você vai se acostumando o seu paladar, mas não se engane, apesar de seus benefícios, você deve consumir cada pedacinho cuidadosamente saboreando o chocolate a não exceder a 50 gramas por dia. Uma dica para você que não abre mão deste sabor é consumir cerca de 40 gramas três vezes por semana inseridos em uma alimentação equilibrada e saudável para não comprometer a saúde e a manutenção de um peso adequado.

Comments

comments