Café da Manhã – Entenda a importância dessa refeição

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, não só por ser um desjejum, mas também por sua relação com a saúde do corpo, a manutenção do peso ideal e o equilíbrio de tudo o que será consumido no resto do dia.

Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, torradas e frutas. O leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos e dentes). As fibras, encontradas nas frutas e cereais, trazem saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.

Leia mais: Overnight oats: a receita deliciosa, prática e saudável que está fazendo o maior sucesso no mundo fitness

Veja oito motivos para não dispensar o café da manhã da sua dieta:

  • É a primeira e principal refeição do dia;
  • Nos dá energia para gastarmos ao longo do dia;
  • Ativa o nosso metabolismo;
  • Evita o depósito de gordura localizada;
  • Fornece energia para praticar exercícios físicos;
  • Evita a perda de massa muscular;
  • Faz com que não haja exageros na hora do almoço;
  • Ajuda nas atividades diárias e intelectuais.

O que comer em um café da manhã saudável?

Pão integral: Fonte de fibras, o pão integral fornece carboidratos complexos que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. Ainda tem vitaminas e minerais, responsáveis para um bom funcionamento do organismo.

Frutas: Ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, elas são essenciais para uma dieta saudável. Vale consumir uma mistura de frutas com iogurte, chia ou granola, ou ainda com as suas frutas preferidas, preparar um delicioso suco ou vitamina.

Leite: Uma das principais fontes de cálcio, o leite é um poderoso aliado para o desenvolvimento ósseo e para prevenir doenças como a osteoporose. Os veganos podem ingerir as bebidas vegetais, que também são livres de colesterol e lactose.

Queijo: fonte de proteínas e cálcio, escolha os queijos brancos, ricota e cottage, que contêm menos gordura do que os amarelos.

Cereais: São diversas as opções para você escolher, como a chia, a granola e a linhaça. Esses são alimentos que devem fazer parte da sua rotina, por serem ricos em fibras, vitaminas, ácidos graxos e nutrientes. Consuma acompanhados de frutas e iogurtes ou no preparo de tortas, bolos e vitaminas.

Ovo: Quente ou mexido, o ovo é um ótimo alimento para fazer parte do café da manhã. É rico em proteínas e nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Café: A bebida é verdadeira paixão nacional e, sem dúvidas, é um dos melhores acompanhantes no início do dia. Afinal, a cafeína nos fornece disposição, energia e concentração. Mas, atenção: evite acrescentar açúcar e o consumo excessivo.

Iogurte: O leite e seus derivados são fonte de cálcio e proteína. Consumir o iogurte, acompanhado de mel, frutas ou cereais, é uma ótima opção para um maior aporte de nutrientes indispensáveis no dia a dia.

Geleia: Um bom acompanhamento para torradas, biscoitos e panquecas. É uma forma de preservar e consumir frutas o ano todo. Vale fazer uma geleia caseira com frutas vermelhas, conhecidas como berries, que são ricas em antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Sugestões:

  • Pão integral + ovo mexido + vitamina de frutas;
  • Pão integral + queijo branco + leite + café + frutas e cereais;
  • Pão integral + geleia caseira de frutas + iogurte com cereais ou frutas.

Insira essa refeição em sua dieta, faça uma combinação desses alimentos e aproveite com disposição e energia todos os benefícios que esse momento pode fornecer!

Comments

comments