Treinos de até 10 minutos são eficazes para quem quer emagrecer?

De acordo com os especialistas ouvidos pelo VivaBem, esses treinos curtos normalmente são feitos em alta intensidade – os famosos HIIT – e realmente são eficazes para a saúde. No entanto, não dá para confiar nessas promessas de que em pouco tempo você estará com o abdomen definido. Afinal, para conseguir isso é preciso aliar exercício com boa alimentação.

Leia mais…Exercícios físicos que aceleram o metabolismo

Mas dá para emagrecer com esses treinos? Bom, primeiro é preciso entender que, grosso modo, para perder peso é necessário ter um déficit calórico. É uma questão matemática: você precisa gastar mais energia do que consome. “Alguns processos fisiológicos estão envolvidos no balanço energético, como a taxa metabólica basal, gasto calórico para atividades básicas, como respirar. Incluir atividade física na conta é uma excelente maneira de queimar mais calorias”, fala Valéria Panissa, pós-doutoranda na EEFE (Escola de Educação Física e Esporte) da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fisiologia do Exercício Intermitente de Alta Intensidade da USP.

Ou seja, não há milagre ou um treino específico com poder de detonar gordura. “Todos os exercícios de curta duração e alta intensidade promovem queima calórica. Agora, se você vai emagrecer ou não depende de como se alimenta”, esclarece Paulo Santiago, professor da EEFE da USP de Ribeirão Preto.

Matéria publicada pelo site vivabem.uol.com.br

Comments

comments