Conheça os benefícios e tipos de iogurte

O iogurte é um produto obtido a partir da fermentação do leite por bactérias lácticas e que possui consistência viscosa e sabor característico. Seu consumo pode promover diversos benefícios para a saúde.

Benefícios do iogurte:

  • Colabora para o bom funcionamento do intestino;
  • É fonte de cálcio e de proteínas;
  • Aumenta a saciedade;
  • Pode ajudar na prevenção da osteoporose;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Contribui para a beleza da pele.

Clique aqui e aprenda a fazer uma deliciosa e prática receita de iogurte natural caseiro

O iogurte também colabora para o bom funcionamento do intestino ao promover o aumento de bactérias benéficas no local, melhorando a absorção de nutrientes.

Existem diversas opções de iogurte disponíveis no mercado. Conheça as principais:

Iogurte Natural: constituído apenas pelo leite fermentado, sem adição de açúcar ou aditivos químicos. Possui sabor ácido.

Iogurte Desnatado: possui os mesmos benefícios do natural, porém, com menor concentração de gordura e calorias.

Iogurte Grego: tem textura cremosa, já que passa pelo processo de drenagem para retirada do soro do leite. A receita original do iogurte grego contém teor elevado de proteínas, já que é mais concentrado. No entanto, alguns fabricantes utilizam creme de leite para obter a consistência cremosa do iogurte grego, por isso, é bom atentar-se à embalagem antes de consumir.

Iogurte Light: oferece menos açúcar ou gordura quando comparado ao iogurte tradicional.

Iogurte sem Lactose: naturalmente, o iogurte contém menos lactose do que o leite. No entanto, algumas versões do produto têm adicionada, em sua composição, a enzima lactase, responsável por quebrar a lactose (açúcar do leite). Dessa forma, o iogurte sem lactose pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose.

Iogurte Kefir: é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose.

Iogurte Skyr: este iogurte tem origem na Islândia e se caracteriza por sua consistência cremosa. Para produzir o skyr é utilizado o dobro do leite em relação ao iogurte grego e até quatro vezes mais leite quando comparado ao iogurte natural.

Iogurte com Probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (conhecidos como as “bactérias do bem”).

Iogurte engorda? O iogurte natural oferece poucas calorias e ainda colabora para a sensação de saciedade, portanto, quando consumido dentro de uma alimentação saudável, o iogurte pode contribuir para a manutenção ou perda de peso. Antes de consumir, verifique sua composição e escolha os iogurtes livres de açúcar.

Como consumir o iogurte? O iogurte natural é uma ótima opção para os lanches intermediários, entre as refeições, e pode ser consumido puro ou acompanhado de frutas, sementes, mel ou granola. Versátil, também é indicado para diversas receitas, como bolos, pães, molhos, vitaminas e smoothies.

O iogurte natural, com poucos ingredientes é sempre a melhor opção.

Matéria publicada no site: https://www.natue.com.br

 

Comments

comments